Se você leu o outro tutorial Reproduzindo som com seu Arduino
viu como gerar som usando o Arduino através da geração de algumas
freqüências e, sabendo as freqüências corretas, criar as notas musicais.
Neste
tutorial a ideia é similar, mas completamente mais avançada: imagine
reproduzir voz, música e praticamente qualquer tipo de som com seu
Arduino!
Para isso vamos precisar de uma biblioteca específica, a PCM, que pode ser baixada aqui, também coloquei uma cópia aqui.
Faça download do arquivo e descompacte-o dentro da pasta Libraries no local onde seu ambiente Arduino estiver instalado.
Abra
o seu ambiente, clique no menu File (Arquivo), em seguida selecione a
opção Examples (Exemplos), selecione a opção PCM e em seguida clique em
playback.
Você terá um exemplo aberto, como a imagem abaixo:
Ok, temos a biblioteca instalada, agora a segunda parte: preparar o hardware.
Ligue
um autofalante nos pinos GND e digital 11 de seu Arduino. Pode ser um
pequeno autofalante, o som sairá baixo, mas depois você pode pensar em
um amplificador.
Agora faça upload do sketch para seu Arduino e você deverá ouvir “Arduino Duomilenuove” em um autêntico italiano! Mas como?
Os
número do vetor sample representam a amostragem de som de um arquivo
WAV, com 8 KHz de amostragem e apenas um canal (mono). A biblioteca se
encarrega de gerar as ondas nas freqüências corretas e colocá-las no
pino digital 11 do Arduino.
Gostou, mas como obter esses números para tocar qualquer coisa? Simples, para o Mac OS os passos são os que estão abaixo:
Grave um som qualquer usando o Quicktime, para isso abra-o, selecione o menu Arquivo e clique na opção Nova gravação de áudio:
Na janela que abrir você pode escolher a origem do áudio no botão com o ícone seta-para-baixo:
Com
a origem correta seleciona clique no botão gravar e diga alguma coisa
ao microfone. Lembre-se que a memória do Arduino é limitada, então grave
algo breve.
Salve o arquivo com o seu som em algum lugar que seja fácil recuperá-lo depois.
Para mudar o formato do arquivo para WAV, 8KHz e mono, importe-o para o iTunes. Use o botão da direita, opção Abrir com
Vamos alterar as preferências de som do iTunes. Clique no meu iTunes e em seguida na opção Preferências:
Nesta janela, em frente a opção “Ao inserir um CD…” clique no botão Ajustes:
Selecione
Codificador WAV em Importar Usando e em Ajuste selecione Personalizar.
Na janela que abrirá selecione para Amostragem 8,000 kHz, tamanho da
amostra 8 bits e canais mono.
Dê OK em todas as janelas. Clique sobre seu arquivo de som e selecione a opção Criar versão WAV:
Arraste
o arquivo criado para algum lugar que seja fácil localizá-lo depois,
por exemplo, para a área de trabalho. Assim você terá o arquivo original
e o no formato WAV:
Agora
é só pegar o conteúdo dele e copiar no sketch do Arduino. Para isso
precisaremos de mais um aplicativo, o EncodeAudio. Ele copia o conteúdo
do arquivo em número decimais para a área de transferência (clipboard).
Você pode baixá-lo dos links abaixo:
Esse aplicativo não precisa de instalação. Basta descompactá-lo em qualquer lugar e executá-lo.
Selecione o arquivo WAV criado anteriormente e clique em Abrir:
Você verá a mensagem de sucesso e que os dados estão na área de transferência:
Basta
então colar os dados no vetor sample do sketch e fazer upload para
ouvir o que você gravou no Arduino.
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