sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Reproduzindo som WAV com seu Arduino

Se você leu o outro tutorial Reproduzindo som com seu Arduino viu como gerar som usando o Arduino através da geração de algumas freqüências e, sabendo as freqüências corretas, criar as notas musicais.

Neste tutorial a ideia é similar, mas completamente mais avançada: imagine reproduzir voz, música e praticamente qualquer tipo de som com seu Arduino!

Para isso vamos precisar de uma biblioteca específica, a PCM, que pode ser baixada aqui, também coloquei uma cópia aqui.

Faça download do arquivo e descompacte-o dentro da pasta Libraries no local onde seu ambiente Arduino estiver instalado.

Abra o seu ambiente, clique no menu File (Arquivo), em seguida selecione a opção Examples (Exemplos), selecione a opção PCM e em seguida clique em playback.




Você terá um exemplo aberto, como a imagem abaixo:




Ok, temos a biblioteca instalada, agora a segunda parte: preparar o hardware.

Ligue um autofalante nos pinos GND e digital 11 de seu Arduino. Pode ser um pequeno autofalante, o som sairá baixo, mas depois você pode pensar em um amplificador.




Agora faça upload do sketch para seu Arduino e você deverá ouvir “Arduino Duomilenuove” em um autêntico italiano! Mas como?

Os número do vetor sample representam a amostragem de som de um arquivo WAV, com 8 KHz de amostragem e apenas um canal (mono). A biblioteca se encarrega de gerar as ondas nas freqüências corretas e colocá-las no pino digital 11 do Arduino.

Gostou, mas como obter esses números para tocar qualquer coisa? Simples, para o Mac OS os passos são os que estão abaixo:

Grave um som qualquer usando o Quicktime, para isso abra-o, selecione o menu Arquivo e clique na opção Nova gravação de áudio:




Na janela que abrir você pode escolher a origem do áudio no botão com o ícone seta-para-baixo:




Com a origem correta seleciona clique no botão gravar e diga alguma coisa ao microfone. Lembre-se que a memória do Arduino é limitada, então grave algo breve.

Salve o arquivo com o seu som em algum lugar que seja fácil recuperá-lo depois.




Para mudar o formato do arquivo para WAV, 8KHz e mono, importe-o para o iTunes. Use o botão da direita, opção Abrir com




Vamos alterar as preferências de som do iTunes. Clique no meu iTunes e em seguida na opção Preferências:




Nesta janela, em frente a opção “Ao inserir um CD…” clique no botão Ajustes:





Selecione Codificador WAV em Importar Usando e em Ajuste selecione Personalizar. Na janela que abrirá selecione para Amostragem 8,000 kHz, tamanho da amostra 8 bits e canais mono.




Dê OK em todas as janelas. Clique sobre seu arquivo de som e selecione a opção Criar versão WAV:




Arraste o arquivo criado para algum lugar que seja fácil localizá-lo depois, por exemplo, para a área de trabalho. Assim você terá o arquivo original e o no formato WAV:




Agora é só pegar o conteúdo dele e copiar no sketch do Arduino. Para isso precisaremos de mais um aplicativo, o EncodeAudio. Ele copia o conteúdo do arquivo em número decimais para a área de transferência (clipboard).

Você pode baixá-lo dos links abaixo:

Mac OS aqui também tem uma cópia aqui.
Windows aqui também tem uma cópia aqui.
Linux aqui também tem uma cópia aqui.

Esse aplicativo não precisa de instalação. Basta descompactá-lo em qualquer lugar e executá-lo.

Selecione o arquivo WAV criado anteriormente e clique em Abrir:




Você verá a mensagem de sucesso e que os dados estão na área de transferência:




Basta então colar os dados no vetor sample do sketch e fazer upload para ouvir o que você gravou no Arduino.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário