sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Usando leitor de RFID Mifare RC522

Leitores de RFID são equipamentos cada vez mais baratos, ainda mais quando tratamos de módulos para automação. Também são cada vez mais acessíveis e com funcionalidades mais completas.

Existem vários modelos que operam em diversas faixas de frequência, que é o que diferencia os módulos, um módulo que opere em 125KHz não lerá, por exemplo, tags de 13,56MHz.

O tutorial Como usar um coletor de RFID com o Arduino mostra usar um leitor de 125KHz, neste tutorial o leitor é de 13,56MHz, sendo assim é preciso atenção na compra de tags compatíveis com o leitor.

Vamos ao que interessa:

O leitor usado aqui é um Mifare RC522 da Tato Equipamentos Eletrônicos:


O leitor vem acompanhado de um tag do tipo chaveiro:


E um tag do tipo cartão:


Para liga-lo ao Arduino basta seguir o seguinte esquema para a pinagem:

Arduino -> RFID RC522
10 -> SDA
13 -> SCK
11 -> MOSI
12 -> MISO
- -> IRQ
GND -> GND
5 -> RST
3,3V -> 3,3V


O código, no final das contas, não é tão complexo, e o fabricante disponibiliza-o, porém em chinês! Mas depois de muito garimpar encontrei ele traduzido para o inglês, que pode ser baixado aqui.

Esse sketch pode ser facilmente adaptado para qualquer aplicação ou necessidade, funções podem ser suprimidas ou acrescentadas.

[EDITADO] Havia postado o código completo para visualização direta por aqui, mas por problemas de formatação HTML alguns comandos não apareciam corretamente, portanto opte por fazer o download do sketch no link logo acima [/EDITADO]

Para testar o funcionamento faça upload do sketch para o Arduino e abra o Serial Monitor do ambiente. Aproximando os tags do sensor você deverá receber serialmente o número correspondente, cada sequencia numérica apresentada é o código da tag, mas atente-se de que a sequencia contém um prefixo hexadecimal 02 e um sufixo hexadecimal 03:

 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário