O Scratch
é um ambiente de desenvolvimento que visa facilitar o aprendizado de
programação por crianças especialmente entre 8 e 16 anos. Com ele,
através de blocos pré-determinados de comandos, é possível criar
aplicações que sigam um algoritmo determinado pelo usuário.
A
ideia é excelente e chama a atenção de toda comunidade! Dessa forma não
poderia ter deixado de chamar a atenção da comunidade Arduino também!
Para conseguir interação com o Arduino o Citilab SmallTalk fez algumas alterações no Scratch e criou o S4A, ou Scratch for Arduino (Scratch para Arduino).
A
interface é a mesma e o funcionamento também, porém foram adicionados a
capacidade de comunicação com o Arduino e blocos de comandos para os
pinos digitais e analógicos do Arduino. Com esses blocos é possível
enviar e ler valores de todos esses pinos.
É
muito fácil lidar com tudo isso: você precisará (basicamente) de apenas
de um Arduino ligado ao seu computador, que pode ter o sistema
operacional Windows, Linux ou Mac OS e alguns minutos para download do
ambiente Arduino e do S4A.
Então vamos começar a trabalhar:
Você
terá que ter o Ambiente de Desenvolvimento Arduino para fazer upload de
um scketch especial em seu Arduino que irá dar-lhe a capacidade de
comunicação direta com o S4A. Não se preocupe, tudo é muito simples.
Faça o download do Ambiente de Desenvolvimento Arduino aqui.
Escolha a versão adequada para seu sistema operacional e
preferencialmente não baixe uma versão que seja BETA, pois essas versões
estão em fase de testes ainda.
Para o Ambiente de Desenvolvimento Arduino não é preciso instalação, basta executá-lo e você terá:
Agora
o próximo passo é baixar o Scketch especialmente desenvolvido para que o
Arduino possa se comunicar com o S4A. O endereço oficial de download
dele é aqui, mas também coloquei uma cópia aqui para o caso de precisar de uma alternativa.
Compile-o e faça upload dele para seu Arduino:
Ok, você não precisará mais do Ambiente de Desenvolvimento Arduino, por enquanto.
Faça o download do S4A aqui e clicando no link Downloads. Escolha a versão para o sistema operacional adequado que você usa.
Para o S4A será necessário instalação, mas os passos serão básicos, vamos lá:
Clique
duas vezes sobre o arquivo para iniciar a instalação, a primeira
escolha será o idioma de instalação que poderá ser catalão, inglês ou
espanhol.
Na tela de boas vindas clique no botão Next.
Na
tela dos termos de licença selecione I accept the agreement (lembre-se
de ler o termo todo para saber seus direitos e deveres) e clique no
botão Next.
Na
próxima tela temos que escolher onde vamos instalar o S4A, caso queira
mudar faça-o agora, caso contrário só clique no botão Next.
Na tela de seleção do grupo de menu iniciar clique no botão Next.
Na tela seguinte marque a opção Create a desktop icon para criar um ícone na área de trabalho e em seguida clique no botão Next.
Teremos então uma tela de resumo das opções escolhidas, basta clicar no botão Install para que o S4A seja instalado.
Aguarde que a instalação aconteça:
Ao término, deixe marcada a opção Lauch S4A para que o programa inicie assim que você clicar no botão Finish.
Ao
abrir o programa irá procurar pelo Arduino (que deve ter o firmware –
scketch especial carregado) como mostrado na imagem abaixo, à direita:
Quando
o Arduino for detectado a mensagem de Searching board deverá
desaparecer e você terá o ambiente pronto para começar a trabalhar:
Vamos fazer um exemplo, vamos fazer o LED do pino 13 piscar a cada dois segundos. Assim tiraremos a prova que está tudo OK.
Agora
que de início não preciso me preocupar muito com as técnicas e métodos
para que a programação possa ser feita, apenas vou dar um exemplo
mecânico, do tipo siga e curta. Em outros tutoriais tratarei disso com
mais profundidade.
No
lado superior direito da tela encontre o botão Controle (amarelo). No
grupo que abrirá logo abaixo arraste para a área de trabalho do S4A o
bloco sempre. Esse bloco fará com que aconteça um looping infinito.
Encontre
e clique agora o botão Movimento (azul) e arraste para dentro do bloco
sempre o bloco digital 10 on. Mude o valor desse bloco de 10 para 13.
Clique
no botão Aparência (rosa) e arrasta para dentro do bloco sempre, logo
abaixo do bloco digital 13 on o bloco pense Hmm... por 2 segundos.
Coloque
agora abaixo de todos, mas dentro de sempre o bloco digital 10 off.
Altere o valor de 10 para 13. Abaixo dele coloque outro bloco pense
Hmm.. por 2 segundos.
Logo que terminar a colocação do último bloco você já deverá ter o Arduino piscando o LED do pino 13.
Se quiser que ele pisque a cada segundo, mude no bloco pense Hmm... por 2 segundos o valor de 2 para 1;
O legal é que fizemos tudo isso sem precisar saber programar uma linha em linguagem C!
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