sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Como simular o Arduino via software on-line?

A segunda melhor coisa do que ter um Arduino e alguns componentes para testar e brincar é poder simular tudo isso via software.
Simular elimina o custo da compra de equipamentos e materiais e nem o risco de danificar ou queimar qualquer coisa! Mas não deixe de lado o contato físico com tudo isso.
Há muito tempo tenho acompanhado muita gente procurando um jeito de simular o Arduino de forma simples, porém até agora só experts em eletrônica haviam conseguido. Digo isso porque é tão complicado que para circuitos simples não vale a pena.
Mas agora a Autodesk disponibiliza on-line uma aplicação chamada 123D Circuits onde é possível simular circuitos eletrônicos, inclusive o Arduino!

Basta entrar no site e clicar no link Launch 123D Circuits online ou ir por aqui diretamente.


Agora clique no link Get started designing electronics online! Um pop-up será aberto, portanto desabilite seu bloqueador de pop-up para esse site. Nele você terá que se cadastrar, se já for cadastrado basta efetuar o login. Vamos ao cadastro, primeiro.


Primeiro o País e sua data de aniversário e clique no botão Avançar:


Agora você tem a opção de criar uma conta na Autodesk ou usar sua conta no Facebook. O que mais fácil é ir via Facebook, mas para criar uma conta basta colocar seu e-mail e criar uma senha, depois clique no botão Criar conta.
Você será redirecionado para a página principal da aplicação. Para começar uma simulação de Arduino clique em New Breadboard Circuit.


Depois de tudo carregado e inicializado você terá no meio da tela uma grande protoboard, no canto superior direito três botões importantes: Code Editor (editor de código) onde você escreverá seu programa para o Arduino, Components (componentes) onde você pode escolher quais componentes deseja usar e inserir no seu projeto e Start Simulation (iniciar simulação) onde você aciona o funcionamento do circuito em conjunto com o software escrito.


Vamos começar um exemplo? Vamos fazer um LED piscar!
Clique em Components e encontre o Arduino Uno, uma boa dica é usar o campo de pesquisa do lado direito da janela:


Para adicioná-lo ao projeto basta arrastá-lo para próximo da protoboard:


Agora vamos ligar os pinos 5V e GND do Arduino na protoboard, basta selecionar os pinos e arrastar o fio virtual até a placa de ensaios. Você pode mudar a cor do fio clicando sobre ele e selecionando a cor na janela Breadboardwire que apare no canto superior esquerdo da tela.


Agora encontre um LED comum e coloque-o na protoboard. Você pode escolher um nome para o componente e a cor do LED que pode ser verde (green), yellow (amarelo), orange (laranja), blue (azul) e red (vermelho):


Precisamos de um resistor, encontre o componente e coloque-o na protoboard compartilhando a ligação com uma das pernas do LED. Ajuste, na janela que aparecerá à esquerda superior da tela, a resistência para 220 ohms:


Agora ligue a perna do resistor que não está ligada ao LED ao pino 2 do Arduino. Ligue também a perna do LED que não está ligado ao resistor ao negativo da protoboard (a perna torta do LED é o positivo).


Então vamos ao código! Clique em Code Editor. Note que o código já presente é para piscar o LED do pino 13, sendo assim, para piscar o LED que colocamos no pino 2 basta alterar o valor da variável led:


O código ficou assim:

void setup() {
pinMode(13, OUTPUT);
pinMode(7, INPUT);
Serial.begin(9600);
}
void loop() {
float tempo, dist;
tempo = pulseIn(7, HIGH);
dist = ((tempo * 350)/1000000)/2;
Serial.print(tempo);
Serial.print(" microssegundos, ");
Serial.print(dist);
Serial.print(" metros");
Serial.println();
delay(500);
}

O que nos falta é rodar a simulação: clique em Start Simulation. O LED deverá começar a piscar.
Note que é possível simular alguns tipos de circuitos sem necessidade de usar o Arduino obrigatoriamente, basta explorar um pouco.
Pronto, com o domínio do básico agora só basta usar a imaginação e ampliar os projetos podendo testar qualquer coisa antes de colocar em prática fisicamente.
 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário