sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Utilizando um teclado matriz 4x4 no Arduino

Primeiramente, o que vamos utilizar neste tutorial será:
- Teclado matriz 4x4;
- Arduino MEGA 2560 (qualquer outro modelo de Arduino poderá ser utilizado);
- Diversos fios.

O teclado funciona como uma matriz matemática, da seguinte forma:
-> Os pinos de 1 até 4, são as LINHAS
-> Os pinos de 5 até 8, são as COLUNAS.
A imagem abaixo ilustra isso.
Para nossa sorte, há uma biblioteca do Arduino pronta para ser utilizada com objetos que sejam relacionados a um teclado.
Teremos que fazer o download e extrair o arquivo completo na pasta “libraries” do Arduino.

Agora, iremos ligar o teclado no Arduino, que será da seguinte forma:

Pino
Porta (digital)
1
9
2
8
3
7
4
6
5
5
6
4
7
3
8
2

Lembre-se que serão utilizadas as portas digitais para conectar o teclado.

Abaixo, segue o código para você testar:

**Atenção! Por algum motivo há um comando sumindo quando é digitado no
 campo abaixo, portanto, adicione na primeira linha do código:
// Adicione o include aqui! 
 
const byte numRows=4; // Numero de linhas
const byte numCols=4; // Numero de colunas
 
char keymap[numRows][numCols]= // Aqui é feito o "mapa" do teclado, que são as teclas
{
 {'1','2','3','A'},
 {'4','5','6','B'},
 {'7','8','9','C'},
 {'*','0','#','D'},
};
 
byte rowPins[numRows] = {9,8,7,6}; // Pinos digitais onde as linhas estão conectadas
byte colPins[numCols] = {5,4,3,2}; // Pinos digitais onde as colunas estão conectadas
 
Keypad myKeypad = Keypad(makeKeymap(keymap), rowPins, colPins, numRows, numCols);
 
void setup()
{
 Serial.begin(9600);
}
 
void loop()
{
 char keypressed = myKeypad.getKey();
 if(keypressed !=  NO_KEY)
 {
 Serial.println(keypressed);
 }
}
Pronto! Após fazer o upload do programa no Arduino, abra o “Serial Monitor”, que fica no canto superior direito, e aperte qualquer tecla do teclado!
 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário