Controlar
motores é um grande atrativo para quem está começando a dar os primeiro
passos no uso do Arduino para projetos em robótica.
Usar
o Scratch for Arduino (S4A) por tornar essa tarefa muito mais atrativa
por substituir linhas de comando em linguagem C por um interface gráfica
e intuitiva.
Mas
não dá para substituir totalmente o uso do ambiente Arduino, pois o
primeiro passo é carregar o firmware do S4A no Arduino. Para isso faça
download dele aqui, também coloquei uma cópia aqui para facilitar.
Para interar-se mais como obter o S4A e carregar o firmware veja o tutorial Usando o Scratch (S4A) para programar o Arduino.
Com
o firmware carregado e tudo pronto, vamos ligar o servo no Arduino. O
motor é um micro servo facilmente encontrado na Internet, o meu eu
comprei na Tato.
Ligue
o positivo (fio vermelho) do motor ao 5V do Arduino. O fio negativo
(preto) do motor ao GND do Arduino. E o fio de sinal (branco) do motor
ao pino digital 8 do Arduino:
No S4A encontre no grupo Controle o bloco Sempre e coloque-o na área de trabalho:
Dentro do bloco Sempre coloque um bloco Motor (8) angle (180), que fica no grupo Movimento:
Coloque em seguida um bloco Espere (1) segundos, que está no grupo Controle:
Coloque mais um bloco motor e um espere, como fizemos anteriormente:
Agora altere o valor de ângulo do primeiro bloco Motor (8) angle (180) para 0:
Agora
basta selecione o bloco Sempre para que ele comece ser executado e o
servo motor variar entre 0 graus e 180 graus em loop infinito:
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